Orientações para o Transplante Cardíaco

Icon Marco Paulo 65x62Quando os medicamentos e/ou cirurgias falham no manejo dos sintomas e na progressão da insuficiência cardíaca, o transplante cardíaco é considerado como opção de tratamento que melhora a quantidade e a qualidade de vida dos pacientes em estágio avançado de insuficiência cardíaca. Deve-se considerar que o paciente transplantado apresenta uma mortalidade de 10 a 15% em um ano.

AVALIAÇÃO

Antes de se incluir um paciente na lista de espera para transplante, esse paciente deve passar por um processo extenso de avaliação médica. Um time multidisciplinar de enfermeiros, assistente social, psicólogos, cardiologistas, cirurgiões cardíacos revisam o a história social e psicológica do paciente para analisar se esse paciente poderá se submeter ao transplante e aderir corretamente ao tratamento pós-operatório que é longo e necessário para se obter vida longa e saudável.

ESPERA

Uma vez protocolado na lista de espera para transplante cardíaco o paciente deverá esperar uma doação disponível. Esse processo é muitas vezes longo e estressante. Profissionais da saúde acompanharão o paciente para controle da insuficiência cardíaca. Um membro da equipe de transplante comunicará ao paciente se houver disponibilidade de órgãos para transplante. A equipe deverá saber como contactar o paciente que deverá comparecer o mais rápido possível ao Hospital das Clínicas (1 a 2 horas).
Após a chegada ao Hospital das Clínicas o paciente deverá procurar o Serviço de Internação e comunicar do seu transplante. O paciente deverá ser conduzido ao Centro de Tratamento Intensivo ou Enfermaria do Hospital para realizar rapidamente a reserva de sangue para a cirurgia e a coleta de exames de urgência.

A CIRURGIA

Uma vez na sala de operações o procedimento poderá durar de 4 a 8 horas. Cada caso é diferente daí a variabilidade da duração da cirurgia.

O CORAÇÃO DOADO

Um membro da equipe cirúrgica irá de encontro ao doador para análise da qualidade do órgão. Se o coração está com boa qualidade o mesmo será retirado para implante, do contrário o transplante é suspenso e o paciente deverá retornar para sua moradia. Esse é um fato não muito incomum.

RECUPERAÇÃO

Quanto tempo de recuperação após a operação é uma questão muito variável e dependente da idade, saúde geral e resposta ao transplante de cada paciente. Muitos pacientes se recuperam rapidamente e podem retornar para casa com 10 a 20 dias.

DE ONDE VEM O CORAÇÃO DOADO?

O novo coração a ser implantado vem de um paciente com morte encefálica e que, com o consenso familiar, é um doador de órgãos. A morte encefálica é uma condição irreversível e diagnosticada por diferentes testes e confirmada por dois médicos que não estão envolvidos com o processo de doação. Esse paciente é mantido para doação por aparelhagem especializada e o coração a ser retirado, apesar da morte encefálica continua a bater independentemente. A respiração é mantida por aparelhos. Portanto, após o contato para o transplante o paciente receptor deverá comparecer ao Hospital das Clínicas o mais breve possível (1 a 2 horas).

O QUE É IMUNOSSUPRESSÃO?

O ser humano possui um sistema de defesa contra invasores estranhos. Esse sistema é muito importante para manter o corpo livre de infecções, entretanto é incapaz de diferenciar entre “invasores ruins” e “bons invasores” (coração transplantado). Por isso o organismo tenta destruir o novo coração implantado. Portanto, medicações imunossupressoras são oferecidas para controlar esse processo e por isso o paciente deverá tomar precauções para prevenir infecções no pós-operatório.

O QUE É REJEIÇÃO?

Se o sistema imune é capaz de atacar o coração transplantado esse fato é chamado de rejeição. Esse processo deve ser identificado e tratado rapidamente para evitar a perda do órgão. Para detectar episódios de rejeição o paciente deverá ser submetido à biópsias regulares do coração. As biópsias são realizadas com um pinça especial colocada através do pescoço ou virilha sob anestesia local. Esse é um processo praticamente indolor e necessário.

Portanto há muitos assuntos importantes para serem esclarecidos ao paciente candidato ao transplante de coração. É melhor entender o procedimento e sanar suas dúvidas com a equipe que lhe assiste regularmente. O Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais trabalha com você em cada passo do processo envolvido com o transplante – da avaliação à recuperação. O importante é manter o bom humor o controle emocional e a confiança nas pessoas queridas e profissionais que o assistem para atingirmos o melhor resultado possível.