As arritmias são alterações na freqüência e/ou ritmo do coração, e apresentam uma diversidade muito grande de etiologias, gravidade e mecanismo (maneira) de ocorrência. Isto significa que durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar ou de forma irregular.

Quando os medicamentos e/ou cirurgias falham no manejo dos sintomas e na progressão da insuficiência cardíaca, o transplante cardíaco é considerado como opção de tratamento que melhora a quantidade e a qualidade de vida dos pacientes em estágio avançado de insuficiência cardíaca.

É importante comer pouca quantidade por vez e várias vezes por dia, tentar manter um intervalo de 3 a 4 horas entre cada refeição. Não coma muito numa refeição, ficando depois várias horas sem comer. Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições. Não deixe de fazer nenhuma refeição.

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. Os portadores de IC são limitados, pois, com facilidade, têm falta de ar e os tornozelos podem inchar. Para complicar mais a situação, o coração pode apresentar distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias).

O tipo de tratamento da doença valvar que acomete você depende de vários fatores incluindo tipo de valva que foi acometido, gravidade do dano, sua idade e história clínica. A equipe cardiológica e cirúrgica discutirá com você as opções específicas de tratamento para seu caso.