Especialidades Cardiológicas

Todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar,  o cardiologista, para se orientarem, adequadamente, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e da diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo. A maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.
 Hipertensão (Pressão Alta)

A hipertensão arterial conhecida popularmente como pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 120/80 mmHg (ou 12 por 8).

Arritmia Cardíaca

As arritmias são alterações no ritmo cardíaco normal. Essas alterações podem fazer o coração bater em ritmo acelerado (taquicardia) ou lento demais (bradicardia). A pessoa pode sentir algum desconforto no seus batimentos ou ter a sensação de falta ou interrupção desses batimentos.

Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca pode ocorrer quando o coração não consegue bombear sangue (sistólica) ou encher-se de sangue (diastólica) adequadamente. Os sintomas incluem falta de ar, fadiga, pernas inchadas e batimentos cardíacos acelerados.

Miocardite

Miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e a inflamação prejudica a ação de bombeamento do sangue provocando arritmias e insuficiência cardíaca. Seu tempo de duração depende da causa da inflamação e do estado de saúde do paciente.

Infarto | Angina

A angina e o infarto provocam uma dor no peito com características muito parecidas, pois ambas se originam de um inadequado fluxo de sangue nas artérias coronárias. A diferença é que na angina o fluxo está reduzido, mas não o suficiente para causar necrose do músculo cardíaco. A angina é uma sinal de que o coração está no seu limite.

Dislipidemia

Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídios e lipoproteínas individuais.

Pericardite

A pericardite é a inflamação da membrana que cobre o coração, também conhecida como pericárdio, que provoca dor muito intensa no peito, semelhante a um infarto. Geralmente, as causas da pericardite incluem infecções, como pneumonia e tuberculose, doenças reumatológicas, como lúpus e artrite reumatoide, ou radioterapia no tórax.

Sopro no Coração

Sopro no coração é o nome de um ruído que pode ser ouvido ("auscultado", em termo técnico) do peito durante um exame físico. O sopro no coração é resultado de sangue passando através de um orifício menor do que deveria. Parece o barulho de alguém soprando no seu ouvido ou uma fresta de janela aberta.

Cardio-oncologia

​​​​Os avanços da quimioterapia e da radioterapia possibilitaram que a expectativa de vida das pessoas com câncer aumentassem bastante, no entanto, vários pacientes oncológicos apresentam problemas cardiovasculares. Ou porque já sofriam de doenças cardíacas e outros porque são afetados pelas cardiotoxicidades dos medicamentos.

Nossos Serviços

Consultas Cardiológicas e Clínica Geral

Consulta detalhada seguida de exame clínico, medida da pressão, peso, eletrocardiograma e avaliação de exames laboratoriais e de imagem para alcançar o bem-estar do paciente, através da prevenção, controle dos sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças.

Risco Cirúrgico

É uma avaliação muito importante para a realização de uma cirurgia segura. O Cardiologista analisa e define o risco para prevenir as complicações cirúrgicas, e compensar doenças pré-existentes de cada procedimento cirúrgico proposto.

Eletrocardiograma

É um exame que avalia a atividade elétrica e o ritmo do coração realizado por um aparelho que desenha gráficos para detectar arritmias ou até infarto, que podem ser previamente tratados.

Acompanhamento na internação hospitalar

Esse é o momento de maior fragilidade para o paciente e seus familiares. Por isso o Dr. Marco Paulo faz o acompanhamento durante a internação, tornando-se o elo entre a família e hospital, prestando todo o suporte necessário nesse momento difícil.

Check Up

É uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Tem objetivo de prevenir e/ou diagnosticar doenças já instaladas, ainda não manifestadas.

Avaliação para Atividade física

Antes de iniciar atividades físicas, o ideal é consultar um cardiologista para fazer exames médicos preventivos, evitando assim problemas futuros com a saúde.